-
Arquitectos: David Mutal Arquitectos
- Área: 2225 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Gonzalo Cáceres
-
Fabricantes: Casa Rosselló, Hilite, Kohler, Lima Modern, Neoclima, Rivelsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel B é a transformação e extensão de uma casa de veraneio projetada pelo arquiteto francês Claude Sahut nos anos trinta do século passado. A parte original da casa foi transformada de forma a inserir 10 quartos amplos, além dos espaços e serviços sociais do hotel.
Na parte traseira, o novo edifício foi construído em três níveis, onde há 7 salas adicionais. A parte antiga possui dois níveis e a nova parte três, com uma estrita limitação de altura. A diferença entre esses níveis foi resolvida por uma escada de três seções diferentes que também se torna o topo do eixo principal do hotel e um espaço emblemático que retoma a idéia do espaço cilíndrico da entrada original.
A estratégia envolveu a intervenção da parte antiga de uma maneira quase invisível, inserindo banheiros e outros serviços e instalações sem alterar o espírito da casa original. Nesta área, apenas uma nova escada e a recepção são claramente novas e estão integradas à casa e à decoração. A nova parte, embora claramente contemporânea, não busca um contraste e define o pátio como um espaço acolhedor através de aberturas precisas e jardins verticais. A relação entre o novo e o antigo através da arquitetura foi enriquecida pela decoração que segue as mesmas premissas e por uma importante coleção de arte contemporânea presente em todos os espaços do hotel.